quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Trabalha Ane, trabalha!


Currículo? Diplomas em Jornalismo e Relações Públicas. Experiência? Trabalhei em uma agência de publicidade e uma emissora de televisão. Inglês? Bom. Aceita trabalhar em uma fábrica como empacotadora? Claro. E assim começou minha aventura de um dia como operária na Europa.
Trabalhar sempre esteve nos meus planos de viagem, mas como trouxe na mala meu cofrinho de economias, que ainda existe, tive um pouco de segurança financeira aqui do outro lado do oceano e a oportunidade de ficar dois meses aqui estudando, planejando viagens e claro pensando no futuro. Mas como ‘camarão que dorme a onde leva’, como já diria minha amiga Carol, achei que o tempo de descanso planejamento devia ser encerrado e que esta mais do que na hora de trabalhar.
Na Irlanda são muito comuns os empregos temporários, onde empresas contrataram para eventos ou para trabalhar algumas horas. E foi atrás de uma dessas oportunidades que eu e mais alguns amigos brasileiros nos mandamos pra Dublin 24 (os bairros da cidade são classificados por números ) atrás de uma vaga. Sapatos de segurança, colete luminoso, ficha preenchida e treinamento para começar a trabalhar uma hora depois. Fomos mandados para uma fábrica. O trabalho: empacotar uísques que seriam mandados para os Estados Unidos.
Em uma mesa imensa quatro grupos de pessoas faziam todo o processo de empacotamento. Primeiro operário: colocar os copos. Segundo operário: a garrafa. Terceiro operário (ANE): Montar a caixa. Quarto operário: Fechar a embalagem. Supervisor passando, horas não passando. O processo que no começo se resumia na briga em montar a embalagem, logo se transformou na analise de todo o processo. Era impossível não lembrar as aulas de Relações Públicas e não me sentir protagonista de um filme de Charles Chaplin.  
5 horas de trabalho. 40 euros. Sapatos de segurança. Duas barrinhas de chocolate. Colete luminoso. E uma realidade completamente desconhecida: ser operária por um dia. Quem sabe o Obama ainda não toma um dos uísques que embalei na Irlanda?
 Sapatos de segurança e operárias brasileiras

2 comentários:

  1. "... oportunidade de ficar dois meses aqui estudando, planejando viagens e claro pensando no futuro..." simm.... claaaroo... não tava fazendo festa... entendo...

    ei!! operária 3!! é para montar a caixa do uísque e não para bebê-lo!!

    e aqui no brasil reclamava de tomar uísque nacional né... agora aí toma uísque nacional bem facera...

    mas tudo bem!!!

    haeheahhaehaehahehaeh

    saudades anelisee!!!! que bom ler notícias!!

    beijão e te cuida por aí che!!!

    ResponderExcluir
  2. hahahahaha mas achei esse trabalho meio arriscado....tu só montava a caixa mesmo? sério? heuheuhe...adorei as notícias amigona!!!

    ResponderExcluir