sexta-feira, 18 de junho de 2010

Paris Hors-sol, Paris Sous-sol!

É impossível conhecer os pontos turísticos de Paris sem cruzar por uma das várias pontes sobre o Sena. O rio atravessa toda a cidade de oeste a leste, dividindo Paris nos mapas em duas partes, ao norte fica a margem direita (Rive Droite), e ao sul a margem esquerda (Rive Gauche). Expressões que facilitam a localização e referência de locais para turistas, como também para moradores.
Caminhando por Paris percebi que outra expressão também poderia ser muito bem utilizada para descrever a cidade verticalmente: “Hors-sol, Sous-sol”. Em bom português: Acima e abaixo do solo. São estacionamentos, centros comerciais, shoppings, restaurantes e diversas lojas com estruturas gigantescas escondidas abaixo das ruas de Paris.
Uma das estruturas que ganha destaque é o metrô, são mais de 213 quilômetros divididos em 16 linhas que conduzem para vários pontos da cidade. Uma estrutura que impressiona pelo tamanho dos seus corredores e dos túneis onde circulam os trens, localizados muitas vezes abaixo de monumentos, como a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo.
Além de servir como um ótimo meio de locomoção para as pernas cansadas dos turistas de um ponto a outro de Paris, o Metropolitain, como é localmente conhecido, também impressiona pela segurança e organização. Após um metrô lotado no carnaval do Rio de Janeiro e uma máquina fotográfica roubada no “Subte” em Buenos Aires, esse tipo de locomoção não estava na lista dos meus meios de transporte mais amados. Pontos para o Metropolitain e um lugar na lista! Com mudanças fáceis entre as linhas, placas informativas nas estações com tempo de chegada, itinerário luminoso nas portas dos trens e guardas nas estações, atravessar a Paris Sous-sol através das linhas de metrô é um passeio que merece ser acrescentado a qualquer roteiro em Paris.


Luzes indicam a passagem do metrô pela estação, piscando para alertar a próxima parada.
Placa informa o tempo de espera.


2 comentários: